Formação aCOMTECe

O Formação aCOMTECe é um dos processos do grupo de pesquisa que visa à capacitação interna dos seus membros por meio de apresentações de membros pesquisadores e estudantes do próprio grupo. Aborda tópicos como letramento científico, competência informacional, proficiência em inglês, uso de ferramentas tecnológicas, teorias estudadas pelo grupo de pesquisa e boas práticas que um pesquisador deve ter conhecimento e proficiência na vida acadêmica. Além dessa capacitação, os membros podem desenvolver competências de apresentação para o público, exercitando as habilidades de comunicação científica, preparando-se para apresentações externas. Funciona por meio de webinars em ferramentas de vídeoconferência como a Zoom e Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) utilizando apresentações em slides e, se necessário, ferramentas tecnológicas para atividades práticas para se absorver teorias. Para o Formação aCOMTECe são gerados certificados para os palestrantes e para os participantes (sejam eles membros internos ou convidados externos). No primeiro semestre de 2020, teve a periodicidade semanal às quartas-feiras. No segundo semestre de 2020, tornou-se uma atividade mensal às segundas-feiras que antecedem a reunião mensal do grupo de pesquisa, realizada ao sábado.



Design Instrucional – DI ágil na pandemia

Silas Martins Barbosa

Design Instrucional é um conjunto de técnicas de diferentes áreas do conhecimento (Ciência da Administração, Ciências da Informação e Ciências Humanas e Aplicadas) utilizado para ações sistemáticas e intencionais de ensino-aprendizagem. Atualmente, suas principais aplicações são em modelagens para a educação remota, tais como: concepções de cursos, Educação a Distância, Objetos de Aprendizagem, videoaulas, webinars e etc… A pandemia causada pelo vírus Sars-CoV-2 provocou reações estratégicas de prevenção e controle, sendo a principal delas o isolamento social afetando todos os setores sociais inclusive a educação. Entretanto, as maneiras de consumir informação, assim como os meios de difundir educação, já estavam mudando com a popularização da internet. Nesse momento o Design Instrucional é uma estratégia facilitadora na transposição da educação para ambientes virtuais. A proposta de pedagogia na pandemia foi mostrar que nem todos precisam ser especialistas em Design Instrucional para aplica-lo e que há técnicas ágeis, vindas da Ciência da Administração, que podem apoiar a concepção de projetos menores. Por isso, essa formação aCOMTECe foi concebida usando Design Instrucional para ensinar Design Instrucional, de maneira que contribua para que o eixo pedagógico do grupo, de forma recursiva, aprenda e ensine utilizando-o.

Palavras-chaves: Design Instrucional. Formação. Educação a Distância.

Slides da Formação


Como planejar a redação de um artigo científico

Profa. Dra. Rosana Ferrareto

Escrever um texto científico consiste em descrever e comunicar o processo de pesquisa e os conceitos do tema de estudo. A macroestrutura do artigo científico, de acordo com os manuais de escrita acadêmica, é composta de título, resumo, palavras-chaves, introdução, materiais e métodos e resultados e discussão. O cientista cujo estudo esteja em fase de conclusão tem a demanda de publicá-lo em um periódico da área. Essa tomada de decisão envolve pensamento crítico e resolução de problemas baseada em três questões: a escolha do periódico; a organização do material de pesquisa; e o esboço textual do artigo em seções, subseções e tópicos. Esta formação aCOMTECe visa a oferecer orientações sobre esses três aspectos, utilizando, para isso, a abordagem semântica da Linguística Cognitiva para a realização da escrita como processo de aprendizagem; informações sobre o uso de ferramentas online nacionais e internacionais, como a Plataforma Sucupira e a Web of Science, para a escolha de periódico compatível com a pesquisa; e um exercício de organização do material de pesquisa, o Research Organizer (<https://docs.google.com/spreadsheets/d/14U3sLRTVtFbS6Royn7s6enxquYpMgKnv2KB32gSF4xg/edit?usp=sharing>). A contribuição é orientar o pesquisador não só a escrever, mas a escrever de forma compatível com a qualidade do material de pesquisa que desenvolveu e com o periódico onde vai publicar os resultados de seu estudo.

Palavras-chaves: Linguística Cognitiva. Comunicação Científica. Escrita como processo de aprendizagem. Publicação de artigo científico.


A Macroestrutura do Texto Científico Ensinada por Filmes – Analogias e Desanalogias na Narrativa de Garota Exemplar

Hiago Marcilis Henrique Cândido Rosa

A macroestrutura do texto científico, ancorada na narrativa argumentativa aristotélica (INTRODUÇÃO-DESENVOLVIMENTO-CONCLUSÃO), possui título, resumo, introdução, problema, objetivos, metodologia e resultados e discussões. Diversos fatores, como a falta do ensino da mentalidade científica nos níveis de educação anteriores ao ensino superior, levam o aluno a ter dificuldades de entender essa estrutura quando confrontada pela primeira vez por ele. Porém, este aluno tem conhecimento prévio de outras narrativas que não a científica: a narrativa de livros, filmes e séries. Portanto, o objetivo deste webinar é estabelecer um local comum entre a narrativa científica e a narrativa de filmes, utilizando de exemplo A Garota Exemplar (20th Century Studios, 2014) por meio de metáforas deliberadas e analogia do tipo “o X é o Y de Z”, constructos da linguística cognitiva que colaboram no ensino de algo novo para o aluno com base em algo já conhecido por ele. Para esta formação aCOMTECe os alunos assistirão o filme proposto antes da formação para ter contato com a narrativa do filme e posteriormente serão abordados temas da narrativa científica, da metodologia científica e da sua macroestrutura estruturados em elementos do filme, como trailer, nome, diretor e a própria narrativa do filme. A contribuição será a utilização da linguística cognitiva para o ensino da macroestrutura do texto científico, aproximando o complexo e desconhecido (estrutura do texto científico) por meio do familiar e conhecido (narrativas que permeiam sua vivência).

Palavras-chaves: Macroestrutura do texto-científico. Linguística Cognitiva. Narratividade e Figuratividade. Analogias e Desanalogias.

Slides da Formação


Inglês Para Cientistas

Prof. Ms. Alexandre Bueno Santa Maria

Neste encontro, visitaremos diferentes abordagens de ensino e aprendizagem de inglês e entenderemos como fazer o melhor uso delas para fins acadêmicos. Além disso, conheceremos as formas de avaliação e certificação de proficiência utilizadas no ingresso de cursos de pós-graduação stricto-senso no Brasil e no exterior e discutiremos as formas mais eficazes de se preparar para esses exames. Ao final, faremos um exercício prático aplicando técnicas de leitura e interpretação de textos. Recomendamos que, antes da reunião, cada participante faça o teste preliminar de inglês da Cambridge English e guarde seu resultado para compartilhar com o grupo. Posteriormente, será oferecido um teste de proficiência em inglês completo, que nos dará um panorama sobre o nível de conhecimento dos participantes do aCOMTECe em cada habilidade e nos servirá como guia para ações de capacitação linguística com vistas à implementação de projetos cooperação internacional.

Slides da Formação


Explorando a Plataforma Lattes – Orientações para Marinheiros de Primeira Viagem nas Águas do CNPq

Ms. Maria Carolina Gonçalves

Nesta formação do grupo de pesquisa aborda a apresentação da plataforma Lattes e sua importância no contexto científico focando, principalmente, no preenchimento do currículo Lattes, o qual tem se tornado presença constante na vida acadêmica dos pesquisadores. Trata-se de uma plataforma virtual, chamada de plataforma Lattes, desenvolvida e mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o qual atua no Brasil mantendo um banco de dados capaz de agregar informações acerca não somente de currículos, mas também sobre instituições e grupos de pesquisa que fazem ciência no Brasil. A finalidade desta capacitação é valorizar e divulgar a importância do currículo online entre os pesquisadores, além de estimular a elaboração e a atualização do currículo e, consequentemente, da produção científica dos acadêmicos.