Orientações de Pesquisa de TCC e Iniciação Científica

Orientação: Profa. Rosana Ferrareto
Coorientação: Prof. Gustavo Prieto

  • A presença das paixões aristotélicas no discurso sobre a inclusão. Maria Aparecida de Carvalho. 2021.
  • Tecnologia para a Comunicação Científica: anotação automática de frame para análise semântica de abstracts. Nicholas Gomes Zilli Castro. 2021.
  • Análise de Interfaces de Websites de Divulgação Científica. João Pedro Leocardio Jacomini Nascimento. 2021.
  • Linguística Cognitiva e Inteligência Artificial: uma proposta de aplicação em Python para a detecção de frames semânticos nas seções textuais de abstracts científicos. Gabriel Evaristo Santana da Silva. 2020.
  • A interface como propósito comunicacional: uma proposta de intersecção entre IHC e Semântica de Frames. Giovana Armidoro Rabelo. 2020.
  • A perspectiva do Estado sobre a Divulgação Científica. Danilo Ricardo Casali Puelcher. 2020.
  • O uso da Semântica de Frames para o ensino de lógica de programação. Vitória Matheus Barbosa. 2020.
  • Letramento literário para a construção da alteridade. Flávia Maria de Oliveira. 2020.  
  • Comunicação e Tecnologia: delineamento estatístico de uma análise semântica automática de textos científicos. Gabriel Evaristo Santana Da Silva. 2020.
  • Desenvolvimento de um repositório de conteúdo teórico para a Comunicação Científica. David Aparecido de Paula Costa Gutierres. 2020.
  • Sistema de apoio à escrita científica: uma aplicação web gamificada baseada em semântica de frames e construções blending. Marcelo dos Santos. 2020.
  • Aplicação mobile em Java para monitorar projetos de pesquisa científica. Ana Cláudia Castello Ferreira. 2020.
  • O ensino de ciências no discurso didático: uma análise de corpus usando o software Iramuteq. Sofia Valeriano Silva Ratz. 2020.
  • Competência Informacional e Pesquisa Escolar com tecnologia na aula de História. Jônatas de Lacerda. 2020.
  • Gamificação na aula de língua portuguesa usando o aplicativo kahoot. Ana Paula Leme de Carvalho. 2020.
  • Tecnologia Assistiva: Comunicação Alternativa e Aumentativa para a produção de um objeto de aprendizagem para crianças autistas. Leila Maria Vieira. 2020.
  • Utilização do banco de dados MongoDB para armazenar os abstracts científicos na Basic Text Pipeline, aplicando o método Sharding. Matheus Sardeli Malheiros. 2020.
  • Caracterização dos resultados de parares semânticos a partir de técnicas do princípio da similaridade. Lucas Souza Teixeira. 2020.
  • Linguística Cognitiva e Tecnologia como mecanismos para o desenvolvimento e comunicação de processos científicos. Nicholas Gomez Zilli Castro. 2020.
  • Linguística Cognitiva e EduEntretenimento na produção audiovisual para a comunicação científica. Fabiana Cristina Gimenes Moraes. 2019. 
  • O estudo da metáfora conceptual na comunicação científica usando ferramentas de Data Science. Hiago Marcilis Henrique Cândido Rosa. 2019. 
  • Modelagem computacional de um dicionário inglês-português de redação científica a partir de frames semânticos. Guilherme Henrique Alberto. 2019.
  • Desenvolvimento de um MOOC para a Comunicação Científica baseado na Linguística Cognitiva. Silas Martins Barbosa. 2019. 
  • Semântica de Frames com ferramentas tecnológicas para a Comunicação Científica eficaz. Gabriel Evaristo Santana da Silva. 2019.
  • Comunicação científica para a pesquisa escolar nas aulas de Ciências. Márcia Cristina de Barros Bento. 2019.
  • Modelagem da Taxonomia dos Padrões Narrativos e Figurativos do Texto Científico: Uma contribuição linguístico-teórica para cientistas. Hiago Marcilis Henrique Cândido Rosa. 2019.
  • Internacionalização e Comunicação Científica: atualização do conteúdo em português e versão para o inglês do Portal Web Laletec. Sofia Ramos de Almeida. 2019. 
  • Utilização do gerenciador de eventos VPeventos na IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP-SBV: um estudo para aplicação no Laboratório de Letramento Técnico-Científico. Hiago Marcilis Henrique Cândido Rosa. 2018. 
  • Estudo dos padrões narrativo e figurativo de textos científicos para o design instrucional de cursos de escrita acadêmica. Hiago Marcilis Henrique Cândido Rosa. 2018. 
  • Desenvolvimento do protótipo de um sistema online de buscas a partir de narrativas para a revisão da literatura e elaboração de textos científicos. Lucas Eduardo Spreng. 2018. 
  • Recursos tecnológicos no livro didático de língua portuguesa promovendo a multimodalidade de gêneros textuais. Denise Catini de Meneses. 2018. 
  • Atualização do catálogo bibliotecário baseado em ontologia para uso no IFSP São João da Boa Vista. Cauê da Silva de Jesus. 2018.
  • Novas tecnologias de informação e comunicação como meio de dinamizar projetos de leitura no ensino fundamental. Bárbara Ferreira Leonardi. 2017. 
  • TIC na disciplina de Artes: um relato de experiências no Ensino Fundamental e Médio. Pedro Lúcio Correia. 2017. 
  • O uso de tecnologia no ensino fundamental i: uma análise comparativa de aplicativos gamificados para aulas de língua portuguesa. Franciane de Cássia Frizzo Vannucci. 2017. 
  • Mapeamento Semântico de um vocabulário controlado de informática em uma ontologia para um catálogo bibliotecário online. Cauê da Silva de Jesus. 2017. 
  • Desenvolvimento de um editor de ontologia para um catálogo bibliotecário na área de linguagem de programação a partir do Protègè. Pedro Mazarini de Oliveira. 2016. 
  • Modelagem linguístico-computacional de ontologias de informática para um catálogo bibliotecário online. Luiz Gabriel Pigato Aparecido. 2016. 
  • Linguística de corpus e web semântica na gestão do conhecimento em informática: ontologias sobre banco de dados e sistemas operacionais para um catálogo bibliotecário online. Luiz Gabriel Pigato Aparecido. 2015. 
  • O texto científico ensinado em podcasts: uma proposta de uso em um curso a distância. Rafael Ruggi. 2015. 
  • Inclusão digital e o acesso à informação por deficientes visuais: uma análise de sintetizadores de voz. Aminadabe dos Santos da Silva. 2015. 
  • Ensino de Línguas e NTICs: criação de um repositório online de ferramentas digitais. David Aparecido de Paula Costa Gutierres. 2014. 
  • Aprendizado de Línguas e Linguística de Corpus: um estudo a partir de exames de proficiência em inglês. Daniel Maion Silva. 2014. 
  • Ferramentas digitais para a pesquisa científica: um estudo sobre os gerenciadores de referência online. Degine Santos Carvalho. 2014. 
  • Análise comparativa de revisores ortográfico-gramaticais de processadores de texto através de testes funcionais a partir do uso da língua. Karen Pereira Gonçalves. 2014. 
  • Desenvolvimento de uma interface para usuários não-alfabetizados e/ou de baixo letramento. Diego Divino Duenhas. 2014. 
  • Ontologia de Sistemas para Internet: proposta de um catálogo bibliotecário online baseado em banco de dados orientado a grafos. Willian César da Silva. 2013. 
  • Concepção de uma ferramenta de apoio à indexação para bibliotecários. Filipe Navas Rodrigues. 2013. 
  • Desenvolvimento de um jogo em Java 2D para o ensino de vocabulário de inglês a partir da tradução automática. Kelvin Samuel Baptista Mariano. 2013. 
  • Construção de corpus de Eletrônica para alimentação do catálogo virtual bibliotecário baseado em ontologias. Larissa Cardoso Augusto. 2013. 
  • Criação da seção eletrônica industrial em um catálogo virtual bibliotecário a partir de uma ontologia. Leonardo de Melo João. 2013. 
  • Criação de um repositório institucional Dspace para o campus São João da Boa Vista. Felipe Biaggi Carvalho. 2013. 
  • Construção de um corpus de redação oficial para a criação de uma ontologia institucional. Talita Schiavo Mendonça. 2013. 
  • A otimização do uso do tradutor automático para a compreensão e produção escritas em língua inglesa. Kelvin Samuel Mariano Baptista. 2012. 
  • Produção de um corpus linguístico em suporte digital: uma proposta de estudo histórico de metáforas da informática em língua inglesa. Aline Caroline Rodrigues. 2012. 
  • Elaboração de material didático em suporte digital para o desenvolvimento da competência da leitura em língua inglesa. Leonardo de Melo João. 2012. 
  • Produção de um glossário virtual inglês/português de verbos de movimento polissêmicos a partir de textos de informática. Leonardo de Melo João. 2011.