Conheça a equipe que faz aCOMTECer

Rosana Ferrareto

Fundadora e Líder do aCOMTECe

Docente e pesquisadora do IFSP-SBV desde 2010, do Mestrado ProfEPt no IFSP-SRT desde 2020, professora de línguas desde 1995, pós-doutora com estágio realizado no Departamento de Ciências Cognitivas da Case Western Reserve University, em Cleveland, Ohio, EUA (2018/2019), colaboradora do Red Hen Lab e membro do Clube Ciência igvec. Foi a primeira coordenadora da Arinter no IFSP-SBV. Fez intercâmbio estudantil em Brighton/Inglaterra em 1996 e capacitação docente na Community College of San Francisco, Califórnia, EUA (2016). Foi bolsista Fapesp e Capes. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (Unesp Araraquara, 2012), Mestre em Linguística (Unifran, 2010), Especialista em Design Instrucional para EaD (Unifei, 2015) e em Língua Inglesa (Unifran, 2006), Licenciada em Letras Português/Inglês (Unifeg, 1997). Palestrante da ciência linguística e apaixonada por eventos acadêmicos. Engajada com a formação de professores. Fundadora do Eplitec em 2015. Atua na Educação a distância desde 2010. Coordena a Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Informática na Educação. Organizou dois volumes de um livro em Linguística Aplicada. Produziu um MOOC de Redação Científica. Envolvida com orientações de projetos de extensão, de iniciação científica (CNPq e PIBIFSP) e de trabalhos de conclusão de curso na graduação e pós-graduação. Co-fundadora do Laletec em 2015 e fundadora do aCOMTECe em 2019. Educadora de cientistas. Escritora e leitora ávida de literatura acadêmica sobre a cognição humana e a comunicação científica. Tem experiência como avaliadora de redação em exames e concursos. Tem se dedicado ao ensino de escrita, desenvolvendo modelos conceptuais narrativos e visuais. Orienta o desenvolvimento de ferramentas linguísticas tecnológicas para a pesquisa e ensino, tendo participado do GSoC (2020). Atua, como pesquisadora, nas seguintes áreas: Linguística Cognitiva, Comunicação Científica, Escrita como processo de aprendizagem, Narrativa Cognitiva, Semântica de Frames, Multimodalidade na Linguagem, Argumentação e Retórica, Tecnologia e Educação, Metodologias Ativas e Aprendizagem Móvel.

Site
Currículo Lattes
Linkedin


Alexandre Bueno

Professor efetivo nas áreas de Português e Inglês na Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São João da Boa Vista. Trabalhou no ensino fundamental, médio e superior em instituições privadas de ensino. Tem experiência como avaliador em exames e concursos públicos. Tem experiência em gestão escolar, financeira, de marketing e de pessoas em microempresas. É formado em Letras com habilitações em Português e Inglês pela Unifran (2005). É doutorando (atual) e mestre (2017) em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp Araraquara, Especialização em Língua Inglesa pela Unifran (2005) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2014). É membro do GEPELIC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Cognitiva), da Unesp Araraquara e do aCOMTECe, do IFSP, liderando o eixo de comunicação. Orienta de trabalhos de pesquisa nas áreas de Gestão de Pessoas, Marketing e Comunicação Empresarial, estabelecendo interface entre Administração e Linguística. Coordena e atua em projetos de extensão para ensino de idiomas e música. É o atual representante da Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER), gerenciando ações internacionalização no IFSP. Atua na educação a distância desde 2013 e cursou disciplinas online do Mestrado em Design Instrucional da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Currículo Lattes
Linkedin


Bruna Zanelli

Já se aventurou por diversas áreas do conhecimento, de publicidade à engenharia, mas na tecnologia e na educação fincou raízes. Formada em Sistemas para Internet pelo IFSP e pós graduada em Desenvolvimento de Material Didático pelo Centro Universitário Claretiano onde, atualmente, cursa uma licenciatura em Letras – português e inglês. Servidora do IFSP desde 2016. Apaixonada por felinos, ciclismo de montanha e paisagens da zona rural, nas horas vagas adora ler sobre assuntos aleatórios e desbravar as terras dos porquês. Curiosa inata, viu no aCOMTECe a oportunidade de transformar a curiosidade em ciência.

Currículo Lattes
Linkedin


Fabiana Gimenes

Jornalista por formação, comunicadora por vocação, pesquisadora científica por opção. Mestre em TV Digital pela Universidade Estadual Paulista; pós-graduada em Planejamento, Gestão e Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense; graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas-MG e graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista. Atuou como professora de comunicação no Centro Universitário Unifae, em São João da Boa Vista. Atualmente é pós-graduanda em Humanidades: Ciência, Cultura e Sociedade pelo Instituto Federal de Educação de São Paulo e Mediadora Educacional pela UNIVESP, Universidade Virtual do Estado de São Paulo. É produtora e apresentadora de conteúdo noticioso na TV União, junto a um telejornal diário, o TVU Notícias, sendo também responsável pela produção e apresentação do programa mais saboroso da emissora, o Papo de Cozinha, voltado ao universo da gastronomia e da culinária. Participa do grupo de pesquisa GEPELIC, voltado à linguística cognitiva e à retórica. Também é membro do aCOMTECe. Seu campo de pesquisa sempre esteve ligado à tecnologia audiovisual e às possibilidades de disseminação de conhecimento através dela. Recentemente, voltou seu olhar e estudos para a comunicação e difusão científicas a partir do audiovisual em mídias sociais, buscando soluções que possam ‘alimentar o maior número de pessoas com conhecimento, unindo saber e sabor’.

Currículo Lattes
Linkedin


Gabriel Evaristo

Estudante do IFSP-SJBV desde 2015. Formado no Técnico Integrado em Informática pela instituição (2015-2018), graduando em Ciência da Computação desde 2019 e trabalha no eixo tecnológico do grupo de pesquisa aCOMTECe. Bolsista de iniciação científica pelo CNPQ com o projeto “Semântica de Frames com Ferramentas Tecnológicas para a Comunicação Científica Eficaz”. Bolsista de extensão pelo projeto “Delegacia”. Estagiário na empresa Visio (2019/2020).

Currículo Lattes


Gabriela Lima

Gabriela Andrade Bueno de Lima, 19 anos, aluna do curso Bacharelado em Ciências da Computação no Instituto Federal de São João da Boa Vista. Atua como bolsista no Projeto de Extensão Laletec/aCOMTECe. Realiza um projeto de pesquisa de Iniciação Científica sobre o tema “Conexões entre Linguística Cognitiva e Educação Profissional e Tecnológica: revisão sistemática da literatura com uso de ferramenta tecnológica e produção audiovisual de conteúdo para a educação científica”, sob orientação da Professora Rosana Ferrareto. Possui capacitações em Formação Editoração – PHOTOSHOP, ILLUSTRATOR E INDESIGN (SENAC), Web Designer – HTML e CSS (SENAC), Arduino Básico (IFSP), Inglês (FCE) e Espanhol (SIELE).


Giovana Armidoro

Pós-graduada em Educação e Tecnologias com habilitação em Produção e Uso de Tecnologias para Educação na UFSCar e em UX Design no Instituto de Desenho Instrucional, graduada em Sistemas para Internet pelo IFSP. UX/UI Designer com experiência em desenvolvimento web fullstack, interessada no desenvolvimento de ferramentas educacionais. Defende a multidisciplinaridade e considera a tecnologia uma grande aliada de todas as disciplinas.  Cativada pela docência participou de projetos de extensão relacionados ao ensino, lecionando aulas de música e de lógica de programação. Apaixonada por tecnologia, psicologia e todo tipo de arte, reúne seus interesses com pesquisas na área de Interação Humano Computador (IHC). Incentivadora da divulgação científica e participante do eixo de comunicação do grupo de pesquisa aCOMTECe.

Currículo Lattes
Linkedin


Guilherme Alberto

Guilherme, 24 anos. Nascido e residente em São João da Boa Vista. Formado em Sistemas para Internet pelo Instituto Federal em 2019. Possui conhecimento básico nas tecnologias HTML, CSS, Corel Draw, Word e Excel e inglês no nível intermediário. é medalhista de bronze na OBMEP de 2012 e participante do eixo pedagógico do grupo de pesquisa aCOMTECe.

Currículo Lattes


Gustavo Prieto

Gustavo Aurélio Prieto, Bacharel em Ciências da Computação pela UFSCar e Mestre em Engenharia de Sofware pela mesma instituição. Em 2008 foi bem sucedido em concurso público para o IFSP Campus São João da Boa Vista, onde trabalha desde então, ministrando disciplinas como: lógica de programação, Interface Humano-Computador, Banco de dados, Ciência, Tecnologia e Sociedade, entre outras. Leitor compulsivo, têm fé na pesquisa multidisciplinar, colecionador de quadrinhos desde 1987. A coleção possui 2.400 quadrinhos cadastrados e continua crescendo…

Currículo Lattes


Hiago Rosa

Atualmente discente no curso de Pós-Graduação Lato Senso em Humanidades: Ciência, Cultura e Sociedade. Graduado em Tecnologia em Sistemas para Internet. Aluno do IFSP desde 2015, quando conheceu o projeto Laletec e se apaixonou pela extensão, pesquisa e formação de pesquisadores e cientistas, atuando no projeto desde então. Participou do desenvolvimento de dois cursos EaD e um MOOC sobre escrita científica, metodologia de pesquisa e competência informacional. Quer unir seu conhecimento de tecnologia adquirido na graduação para contribuir com a comunicação científica e linguística cognitiva. Quer continuar a carreira de pesquisador e futuro docente universitário.

Currículo Lattes


Larissa de Freitas

Graduada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduanda em Humanidades pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e aluna da licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Trabalha como auxiliar técnico pedagógico no SENAI (Poços de Caldas). Possui capacitações em Audiovisual e Educação (UFSCar), Processos de Arte na Educação (Funarte), Gestão Cultural (IF e UFPB), Fotografia e Secretariado Escolar (IFSULDEMINAS) e Web Designer (SENAC). Atuou como bolsista nos projetos de extensão em Direitos Humanos (IFSP) e Laletec/aCOMTECe, e no programa Lab Cultural (BDMG). É membro do Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica aCOMTECe na linha de pesquisa Estudos teóricos em Linguística Cognitiva para a Comunicação Científica. Tem experiência nas áreas de produção e gestão cultural, arte, educação, mediação e curadoria. Desenvolve os projetos culturais Olhar Circular (artes visuais) e Cine Olhar (audiovisual). O enfoque de pesquisa abrange temas em artes visuais; arte-educação; audiovisual; linguagem; cognição; projetos socioculturais; educação não formal; aprendizagem; subjetividade e pluralidade.

Currículo Lattes


Lucas Souza

Programador Web na Sercon Sistemas Automotivos, estudante de Tecnologia em
Sistemas para a Internet no IFSP-SBV. Programa nas linguagens PHP, Java, Python e
JavaScript. Têm interesse por desenvolvimento de software, principalmente por
desenvolver tecnologias que auxiliem avanços científicos.

Currículo Lattes


Marcelo dos Santos

Mestre em Ciência da Computação na Universidade Federal de São Carlos (2019), MBA em Gestão de Banco de dados Oracle pela UNIARA (2012). Licenciado em informática através do Programa Especial de Formação Pedagógica para docentes pelo Centro Paula Souza (2010). Graduado em Informática com Ênfase em Gestão de Negócios pela Faculdade de Tecnologia de Mococa (2007). Atualmente professor e coordenador do Novotec Híbrido na Etec de Vargem Grande do Sul, estudante de Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação pelo IFSP Campus São João da Boa Vista e participante do eixo pedagógico do grupo de pesquisa aCOMTECe.


Maria Carolina

Bibliotecária e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Desde o ano de 2009, trabalha na Biblioteca Comunitária “Wolgran Junqueira Ferreira” do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus São João da Boa Vista, com ênfase em competência informacional, ação cultural e gestão de bibliotecas.

Currículo Lattes


Matheus Malheiros

Matheus Sardeli Malheiros, brasileiro nascido em 1999, cursou Técnico Integrado em Informática pelo Instituto Federal de São Paulo, atualmente cursando o quinto semestre da graduação de Tecnologia em Sistemas para Internet no IFSP – Campus São João da Boa Vista. Trabalhou como estagiário de suporte de Tecnologia da Informação (TI) no Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE), atuou como estagiário de desenvolvedor de sistema na empresa SerconWeb. Além de trabalhar e auxiliar o desenvolvimento do projeto Clarice.ai pela FAPESP. No momento atual, participante do eixo técnico do aCOMTECe e no desenvolvimento do Basic Text Pipeline.

Currículo Lattes
Linkedin


Nicholas Gomez

Meu nome é Nicholas Gomez Zilli Castro, nasci em 18 de junho de 2001, atualmente curso o terceiro semestre do Bacharelado em Ciência da Computação no Instituto Federal de São João da Boa Vista, trabalhando no eixo técnico com análise e uso das ferramentas de parser semântico, mais especificamente o Semafor e o OpenSesame. Tenho certificado de língua inglesa nível 1 da Universidade de Cambridge, além de dois minicursos sobre Introdução ao Desenvolvimento em Python e ao LateX.

Currículo Lattes
Linkedin


Rafael Ruggi

Meu nome é Rafael Ruggi, tenho 28 anos, e trabalho na área de Ciência da computação desde os 16. Sou Tecnólogo em Sistemas para Internet pelo IFSP campus São João da Boa Vista e Fiz intercâmbio na University of Toronto pelo Ciência Sem Fronteiras em 2013/2014. No aCOMTECe sou um dos líderes do eixo técnico e tenho um pé em cada aplicação desenvolvida pela equipe. Da coleta do Corpus, passando pelo processamento desse, até a extração de dados estatísticos estou presente.

Currículo Lattes
Linkedin


Silas Barbosa

Silas Barbosa, formado em Sistemas para Internet pelo IFSP, cursando especialização em Design Thinking no Instituto de Desenho Instrucional. Interessado em áreas multidisciplinares, soluções digitais para a educação, web design e interação humano computador. Entusiasta de Design Instrucional e cativado por linguística cognitiva, une seus interesses à pesquisa e desenvolvimento de um curso online para escrita científica. Participante do eixo pedagógico do grupo de pesquisa aCOMTECe.

Currículo Lattes
Linkedin


Vânia Gomes

Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos e Sistemas para Internet pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, onde atualmente cursa Pós em Informática na Educação e, é integrante do projeto de extensão Laletec. Possui experiência no setor de TI na área de e-commerce. Atuou na área da educação com práticas de ensino da matemática e português. Lecionou em projeto de extensão atividades voltadas a lógica de programação. Buscadora e apaixonada por conhecimento se aventura pelas áreas de tecnologia, User Experience e Psicologia afim de contribuir com uma peça no quebra-cabeça da ciência. Interessada em linhas de pesquisas como: Linguística Cognitiva para divulgação científica eficaz e, além disso como ferramenta na Educação para o ensino da língua inglesa, Cognição, UX.. Participante do eixo tecnológico do grupo de pesquisa aCOMTECe.

Currículo Lattes
Linkedin


Victor Hugo

Meu nome é Victor Hugo, tenho 20 anos, e atualmente estou cursando Sistemas para Internet no 4º semestre do Instituto Federal de São Paulo, câmpus São João da Boa Vista. Sou empresário de uma agência que trabalha com publicidade para advogados, além de produção de sites. Sou entusiasta de novas tecnologias que visam ser ferramentas facilitadoras no cotidiano e apaixonado por cases de empresários e empresárias de sucesso.