Produtos aCOMTECe


aCOMTECe

Frame Index: Classificador de abstracts científicos a partir de frames semânticos

Ferramenta linguística tecnológica desenvolvida em Python para a classificação da macroestrutura de abstracts científicos a partir de suas partes composicionais (tema, problema, objetivo, metodologia e conclusão) e frames e itens lexicais baseados na FrameNet e anotados pelo Semafor.

GitHub – Frame Index


aCOMTECe

MOOC Laletec 2017: Redação científica com competência informacional e tecnologia

Curso online sobre redação acadêmica, competência informacional e ferramentas tecnológicas para a pesquisa científica, com técnicas de como refinar a pesquisa em bases de dados, escrever a introdução, o referencial teórico, a metodologia, a conclusão e o resumo do texto científica, com uso de softwares na metodologia do trabalho acadêmico.

Acesse o curso


aCOMTECe

Podcast Laletec “Texto Ouvido” para a Redação Científica

Série de seis podcasts sobre a escrita acadêmica. Aborda a macroestrutura do texto científico e a argumentação de gêneros textuais como projeto de pesquisa, monografia, dissertação, tese, relatório e artigo científico em seu tema, composição e estilo.

Ouça o Podcast


aCOMTECe

SciDic: Dicionário Laletec de Comunicação Científica

Dicionário inglês-português de redação científica a partir de frames semânticos nos domínios Pesquisa, Metodologia e Redação.

Em construção. Leia o TCC


aCOMTECe

GeSci: Plataforma web gamificada para apoio à escrita científica

Plataforma web gamificada de apoio à escrita científica para a redação de objetivos e metodologia de pesquisa, construída a partir da narrativa cognitiva e das metáforas conceptuais aplicadas à IHC, com o uso do Método Lógico de Gilson Volpato. Em construção.

Em construção


aCOMTECe

SciComm Toolbox: Acervo digital de material de estudo para Grupos de Pesquisa

Acervo digital de recursos informacionais para a gestão do conhecimento em Grupos de Pesquisa a partir das categorias Linguística Cognitiva, Ciência da Informação, Comunicação e Marketing, Administração e Gestão da Informação, Pedagogia e Tecnologia, com os recursos artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, monografia de especialização, anais de eventos, relatório de pesquisa, slides, vídeos e podcasts de aulas, palestras e cursos, páginas de portais e redes sociais com sugestões de filmes, séries de TV e livros sobre ciência e tecnologia. Em construção.

Em construção