Nossos Projetos



Língua, Cognição e Ensino para a Educação Científica na Educação Profissional e Tecnológica – 2021

Este projeto visa a educar cientistas para a vida, fazendo da pesquisa científica e da comunicação escrita (como processos de aprendizagem) um método de partilha do conhecimento produzido, estimulando a formação integral de novos estudantes pesquisadores, tendo como valores a integração, a colaboratividade, a empatia, a autonomia, a inovação e a internacionalização.

Como aporte teórico cognitivo, baseia-se na integração conceptual (teoria do blending) para compreender a origem das novas ideias. Desenvolve, a partir de ferramentas cognitivas como a analogia e a categorização, estratégias transversais e interdisciplinares para impulsionar a criatividade humana na produção do conhecimento, na comunicação e difusão da ciência e na aplicação de saberes no mundo do trabalho.

Como metodologia, produz conteúdo e desenvolve e aplica produtos educacionais com uso de tecnologia para o ensino na EPT, com foco em discussões conceituais e propostas de ensino inovadoras.


Padrões narrativos e figurativos da Comunicação Científica: semântica de frames e construções blending – 2018

Este projeto visa a produzir conhecimento semântico sobre a comunicação científica para a educação de cientistas. Está nas interfaces cognição & língua e pesquisa & comunicação. É desenvolvido em três eixos:

Teórico

À luz da Linguística Cognitiva, investigamos em que medida a narratividade e a figuratividade são responsáveis pelo desenvolvimento, descrição e comunicação de conceitos e processos científicos. Além disso, como nossa audiência são cientistas em ambientes de pesquisa interdisciplinar e pesquisadores iniciantes que precisam compreender um novo jargão, nosso objetivo é examinar os frames nas construções blending para a comunicação de conceitos e processos técnico-científicos complexos, novos/originais.

Tecnológico

A Basic Text Pipeline fornece ao projeto ferramentas técnico-tecnológicas para análise linguística e ensino de redação. Está sendo desenvolvida para a anotação automática de dados semânticos e sintáticos. Um corpus de resumos científicos de publicações de alto impacto é anotado por frames no Semafor, cuja saída estatística compõe os padrões narrativos. O mesmo corpus é anotado morfologicamente no Standford Core NLP para a busca de construções blending (analogias e metáforas) no CQPweb, o que compõe os padrões figurativos.

Pedagógico

o Projeto de Extensão Laletec é o eixo responsável por modelar os resultados da análise linguística em práticas e produtos pedagógicos como evidências de como os padrões narrativos e figurativos contribuem para o ensino da escrita científica.

O projeto é desenvolvido por Rosana Ferrareto (IFSP-SBV, São Paulo-Brasil) desde agosto/2018, quando foi pesquisadora visitante em estágio pós-doutoral, no Departamento de Ciências Cognitivas da Case Western Reserve University, sob supervisão de Mark Turner (Red Hen Lab), e agora faz parte do Programa de Pesquisa/Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica aCOMTECe.
Registrado na Câmara brasileira do livro sob a ID do Direito Autoral DA-2020-001805


Narrative & Figurative Patterns in Science Communication: frame semantics and blending constructions – 2018

This project creates semantic knowledge about Science Communication aimed at the education of scientists. It lies between cognition and language and between the research and the communication processes. It is developed under three axes:

Theoretical

Under the light of Cognitive Linguistics, it investigates in what extent narrativity and figurativity account for developing, describing and communicating scientific concepts and processes. In addition, as the audience are both scientists in interdisciplinary research settings and novice researchers having to engage into a new jargon, we aim to look into frames in blending constructions for the communication of new/original complex technical scientific concepts and processes.

Technological

The Basic Text Pipeline provides the project with tech tools for linguistic analysis and the teaching of writing. It is being developed for semantic and syntactic automatic tagging of data. High-impact published scientific abstracts are tagged for frames in Semafor, whose statistical output makes up the narrative patterns. The same corpus is tagged for parts of speech in Standford Core NLP for CQPweb search of blending constructions (analogies and metaphors), which make up the figurative patterns.

Pedagogical

Laletec Extension Project is the branch responsible for modelling the linguistic analysis results into pedagogical practices and products as evidences on how narrative and figurative patterns contribute to the teaching of scientific writing.

The project has been developed by Rosana Ferrareto (IFSP-SBV, Sao Paulo-Brazil) since August/2018, when she was a visiting post-doctoral scholar in the Department of Cognitive Sciences at Case Western Reserve University, under the supervision of Mark Turner (Red Hen Lab), and is now part of the Research Program aCOMTECe.
Registered with the Brazilian Chamber of the book under Copyright ID DA-2020-001805


Projetos aCOMTECe
Projetos aCOMTECe